
O jogador de futebol Jakub Jankto declarou em sua recém-criada conta do Twitter que é homossexual. Ele é o primeiro jogador de seleção a se declarar gay.
O profissional Tcheco, 27 anos, joga no Sparta Praga emprestado do espanhol Getafe. Outros jogadores de futebol já haviam declarado a homossexualidade, mas ele é o primeiro de seleção a fazê-lo.
É o primeiro passo para combater o preconceito no futebol mundial, após a Copa do Mundo 2022 no Catar, um país que não respeita a homossexualidade.
Em seu Twitter, ele diz:
“Como todas as pessoas, tenho meus pontos fortes, tenho minhas fraquezas, tenho uma família, tenho meus amigos. Tenho um trabalho que há anos faço do melhor jeito que posso, com seriedade, profissionalismo e paixão. Também quero viver minha vida em liberdade, sem medo, sem preconceito, sem violência e com amor”.
— Jakub Jankto (@jakubjanktojr) February 13, 2023
É uma idade que considero com amadurecimento para ser “pleno” na vida: carreira já praticamente consolidada, vivências e provações pessoais, que confere uma experiência para poder “defender o próprio” espaço! Muitas vezes há como que um caminho “inverso”: querer divulgar a Sexualidade, passando a afetar o emocional e refletindo no inicio profissional e até na faculdade!