Depois de três anos longe das ruas, o bloco afro Ilú Obá de Min fez seu cortejo neste último domingo (19/02), no bairro Santa Cecília, em São Paulo.
O bloco homenageou os Orixás e a cultura africana. “O nosso objetivo é levar conhecimento para que as pessoas saiam da ignorância. É um desafio que encaramos de maneira positiva. Disseminamos o conhecimento sobre Candomblé, Orixás e cultura africana”, afirmou Daiane Pettine, coordenadora do bloco Ilú, em entrevista a Voz Diversidade.
Segundo Daiane, o Ilú não quer só fazer Carnaval. “Nosso objetivo é valorizar a cultura negra e as mulheres negras. Temos uma agenda muito explícita de acesso a rua, acesso a instrumentos musicais. Promovemos arte de qualidade gratuita para a população”, disse.
Se você tem interesse em participar do próximo cortejo de Carnaval com o Ilú, as inscrição abrem em julho. “Primeiro para mulheres negras, pelo protagonismo que elas precisam ter e depois para outras pessoas interessadas. O processo começa em setembro. Ficamos seis meses ensaiando para o Carnaval. Não cobramos nada das participantes e elas não precisam ter nenhum tipo de experiência musical ou artística”, afirmou Daiane.
A Voz da Diversidade acompanhou o cortejo. Veja fotos e vídeos que também estão no Instagram da Voz (@vozdadiversidade).
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram