A cantora Iza lançou no domingo, 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, o edital Entra na Roda para selecionar projetos de empreendedores negros em parceria com o Instituto Identidades do Brasil, entidade sem fins lucrativos, e o PretaHub, hub de criatividade, inventividade e tendências pretas.
O objetivo do projeto é fomentar e premiar negócios liderados por pessoas negras nos segmentos de alimentação, entretenimento, beleza e moda.
“Sempre quis investir em um projeto que os impactasse e a pandemia, que afetou diretamente a classe trabalhadora, me fez refletir sobre como eu poderia usar a minha representatividade para ajudar essas pessoas que sofrem tanto com a disparidade do acesso às oportunidades e à inserção ao mundo produtivo”, afirmou a cantora Iza, em nota à imprensa.
A atenção do projeto está, para além da premiação, contribuir com o comprometimento racial, o desenvolvimento de lideranças negras e a qualificação dos empreendimentos a partir das expertises: Educação financeira; Marketing digital; Planejamento de negócios; Técnicas de negociação e precificação; Regularização de negócios e Pitch para apresentação de negócios. Serão selecionados 20 empreendimentos negros, sendo 4 para cada categoria (alimentação, entretenimento, beleza, moda e negócios sociais), que participarão de 2 trilhas formativas. Destes selecionados, serão premiados 2 (dois) por cada categoria, totalizando 10 empreendimentos premiados no valor de R$ 40.000,00 cada.
Com intuito de potencializar e dar visibilidade a empreendedores que residem nas regiões Norte e Nordeste do país, o presente edital destinará 50% das vagas para empreendimentos localizados em estados dessas regiões. Sendo assim, dos 20 finalistas, pelo menos 10 (2 por categorias de negócio) serão obrigatoriamente dos estados dessas regiões, e dos 10 premiados pelo menos 5 (1 por categoria) serão dessas localidades.
A iniciativa vai disponibilizar meio milhão de reais para potencializar negócios de empreendedores negros brasileiros.
As inscrições são virtuais e podem ser feitas até 11 de dezembro e o anúncio dos empreendimentos premiados será feito em abril de 2023.
Se é algo que acontece muito e Não é divulgado é a discriminação dentro da própria etnia! Nessas eleições, o Joaquim Barbosa, que atuou tão bem no STF, abriu mão de ser a efetiva (chamada) Terceira Via para a Presidência da República e de uma Representação Afrodescendente, num País que ainda cultua tanto situações escravocratas! Outrora, no Jornal da Record News, uma advogada chegou a ser Cruel, reconhecendo a insalubridade dos trabalhadores ligados ao Delivery, Encomenda e Taxi, com Moto, a larga jornada diaria de trabalho, do pessoal do Delivery e Encomenda, em especial, mas que uma regulamentação da categoria poderia causar fechamento de vagas na área que é uma área que representa oportunidade a quem tem pouca escolaridade! Portanto que venham mais iniciativas como a da Iza que busca dar igualdade de oportunidades com dignidade humana!