Neste domingo, 20 de novembro, a partir das 10h, o movimento negro e organizações antirracistas participarão da 19ª Marcha da Consciência Negra, no MASP (Avenida Paulista, 1578). O tema deste ano é “Por um Brasil e São Paulo com Democracia e Sem racismo”.
Os movimentos negros enfatizam que a vitória de Lula nas urnas representa uma esperança na luta contra a desigualdade. “Temos coletivos de combate ao racismo espalhados por vários sindicatos e que têm realizado importantes lutas nesse período e ampliaremos nossas mobilizações, alertando a população sobre as práticas antirracistas e sobre políticas ameaçadoras ao nosso povo”, afirma Rosana Aparecida da Silva, secretária de Combate ao Racismo da CUT-SP.
O ato, que nos outros anos começou às 17h, iniciará mais cedo neste ano por conta da abertura da Copa do Mundo, às 13h, com jogo entre o Catar, seleção anfitriã, e o Equador.
Coletivos judeus apoiam movimento negro
O coletivo Judeidade e Negritude, vinculado ao Instituto Brasil-Israel (IBI), também estará presente na marcha. “A presença do coletivo judaico é inédita e representativa, já que unifica a luta de dois povos que historicamente sofrem uma perseguição muito grande, além de englobar um lugar de solidariedade de judeus com a questão negra no Brasil e no mundo, somando às vozes de que vidas negras importam, de igualdade, tolerância e de cultura de paz”, destaca João Torquato, líder do coletivo Judeidade e Negritude. “Nos Estados Unidos essa união entre os movimentos é histórica e queremos expressar essa mesma união também aqui no Brasil”.
Ao ressaltar a importância da Marcha bem como data em que ela ocorre, Torquato lembra que “existe um simbolismo muito grande, pois remete à morte do zumbi dos Palmares, uma das principais lideranças da luta preta no Brasil, o que nos faz não só lembrar como também compreender que a libertação do povo negro no país ainda não foi dada por completa”.
A saída da marcha está marcada para às 11h, até as escadarias do Teatro Municipal, onde foi fundado o Movimento Negro Unificado (MNU), em 1978, sob o regime da ditadura militar.
Para quem quer entender a relação entre judeus e negros com mais profundidade, no sábado, dia 19 de novembro, às 17h, ocorrerá o encontro “Alianças históricas: marcos de cooperação entre judeus e negros no Brasil, nos Estados Unidos e na África do Sul”. O objetivo é destacar como esses povos se uniram e se ajudaram no decorrer da história e como esse passado pode servir como exemplo para a cultura de paz.
O evento será realizado no Museu Judaico de São Paulo (Rua Martinho Prado, 128 – Bela Vista, São Paulo) com entrada gratuita, e contará com a participação dos professores e pesquisadores Flávio Francisco, Mário Medeiros e Omar Ribeiro Thomaz, e mediação de Karina Calandrin, coordenadora de Programas e Projetos do IBI.
Canal de denúncias contra o racismo
A CUT-SP destaca neste mês o seu canal de denúncias contra o racismo no local de trabalho em parceria com a Cascone Advogados.
O objetivo deste canal é receber denúncias de casos de racismo dentro do ambiente de trabalho e fazer atendimento jurídico gratuito.
Para requerer a assessoria jurídica, as pessoas vítimas de racismo podem entrar em contato com a Secretaria de Combate ao Racismo da CUT-SP por meio do WhatsApp (11) 94059-0237 ou pelo e-mail [email protected].
Confira outras mobilizações confirmadas em SP no dia 20 de novembro:
CAMPINAS
21ª Marcha Zumbi dos Palmares de Campinas
Concentração na Estação Cultura, às 10h, com fala dos representantes das religiões de matriz africana, cortejo pela rua 13 de Maio com apresentações da cultura de matriz africana e encerramento no Largo do Rosário, no centro de Campinas (SP)
GUARULHOS
17ª Marcha da Consciência Negra de Guarulhos
O ato terá concentração às 9h no Marco da Consciência Negra, localizado na confluência das ruas Lucila, Anita Guastini Eiras e Arminda de Lima (próximo à Praça dos Estudantes) e percorrerá as principais ruas da região central, destacando os pontos históricos da presença negra de Guarulhos (SP)
MONGAGUÁ
VI Marcha da Consciência Negra da Baixada Santista
Concentração às 14h, na Praça Dudu Samba (Avenida Dudu Samba 52-280), no centro de Mongaguá (SP)
TAUBATÉ
Atividade didática e cultural
10h às 18h, na Praça Monsenhor Silva Barros (Praça da Eletro)
Amanda,obrigada pela matéria!!
O portal está de Parabéns pelas matérias !!
Sucesso sempre!!
Ana, fico muito feliz que tenha gostado! 🙂
Um grande abraço!