Cassandra Rios, pseudônimo de Odette Pérez Ríos, foi considerada a primeira escritora brasileira a tratar de homossexualidade feminina e erotismo. Em 1948, aos 16 anos, publicou o seu primeiro livro A Volúpia do Pecado, uma história de amor entre duas adolescentes. Ao quebrar um grande tabu nacional com um romance lésbico, Cassandra foi refém da Ditadura Militar e teve 36 de seus 50 livros publicados censurados.
Cassandra faleceu em 8 de março (Dia da Mulher) de 2002, aos 69 anos. Neste mês de outubro, a escritora completaria 90 anos e para homenagear sua vida e obra, o Museu da Diversidade Sexual (MDS), instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, promove a “Semana Cassandra Rios”, com uma série de eventos no centro de São Paulo para relembrar e apresentar a escritora ao público.
PROGRAMAÇÃO
Sábado, 8 de outubro – 10h
Rolês Territorialidades LGBTQIA+
Explore lugares pelos quais Cassandra passou.
Onde: Museu da Diversidade Sexual
Endereço: Rua do Arouche, 24 – Estação República do Metrô (Piso Mezanino)
Domingo, 9 de outubro – 14h
“Sarau e Encontro de Autoras”
Em parceria a Editora PEL, o encontro marcará lançamento do livro “Inesquecível”, de Débora Mestre. O sarau fará uma homenagem à autora Cassandra Rios com a leitura de trechos de sua obra, convidando o público a conhecer melhor a produção da escritora.
Onde: Museu da Diversidade Sexual
Endereço: Rua do Arouche, 24 – Estação República do Metrô (Piso Mezanino)
Terça, 11 de outubro – 18h
“90 anos de Cassandra Rios”
No debate estarão presentes duas convidadas: Hannah Korich, lésbica, advogada, editora, escritora, diretora e co-roterista do documentário “Cassandra Rios – A safo de perdizes” (2013) e Bárbara Esmenia, atriz do Ybyrá Teatro das Oprimidas, poeta, arte-educadora, LGBTQIA+ e escritora.
Onde: Livraria Tapera Taperá
Endereço: Livraria Tapera Taperá. Av. São Luís, 187 – Centro. Loja 29, 2º andar. São Paulo.
Sexta, 14 de outubro – 10h
“De menina da pastinha a uma das maiores escritoras do Brasil: Cassandra Rio faz 90 anos”
A exposição foi planejada e criada para comemorar e celebrar os 90 anos de Cassandra Rios, autora paulistana, descendente de imigrantes espanhóis, nascida em 3 de outubro de 1932, que vendeu mais de um milhão de livros num Brasil com índices alarmantes de analfabetismo.|
Onde: Museu Bajubá
Endereço: Rua do Arouche, 24 – Estação República do Metrô
Sábado, 15 de outubro – 14h
“Mesa Cassandra Rios”
O encontro abordará os 90 anos do nascimento de Cassandra Rios, sua trajetória de Cassandra Rios e a exposição virtual realizada pelo Museu Bajubá. O evento terá a participação especial de Rita Colaço e Kyara Almeida.
Onde: Museu Bajubá
Endereço: Rua do Arouche, 24 – Estação República do Metrô
Eu sou uma lésbica As aventuras amorosas de uma lésbica dos anos 1960, quando as mulheres “aproveitavam o Carnaval para usar calças compridas, camisas e gravatas, caracterizando-se de homem para melhor serem identificadas pelas outras mulheres, as passivas“. Conheça. |
Cassandra Rios é uma excelente escritora, mesmo de forma póstuma ela merece esse reconhecimento.
Li um dos seus livros : As traças. Muito bom!!
Mais uma vez o portal traz matérias interessantes ,Parabéns Amanda e todos que fazem as matérias deste portal.
Que incrível saber que você leu As Traças! Cassandra é um ícone que merece mesmo ser homenageada. Quando quiser escrever sobre a obra dela ou outro assunto no site, só mandar por e-mail que publico. 🙂
Adorando sua interação, Ana!
Abraço!
Amanda, obrigada por seu retorno.
Quando tiver um tempo escrevo sim.
Abraço pra ti!