A atriz Nava Mau, a Teri, da série “Bebê Rena”, da Netflix, foi indicada como Melhor Atriz Coadjuvante em Série Limitada ou Minissérie no Emmy 2024. Ela é a primeira mulher trans a conquistar a indicação. Ela irá concorrer com Dakota Fanning (“Ripley”) e Lily Gladstone (“Debaixo da Ponte”).
A atriz de 32 anos nasceu na Cidade do México e é formada em Linguística e Ciência Cognitiva pela Pomona College. Além de atriz, ela também é roteirista, produtora e ativida pelos direitos da comunidade trans.
“Infelizmente, as oportunidades para pessoas trans, latinas e outros grupos sub-representados têm sido extremamente limitadas”, declarou Mau à Entertainment Weekly após o anúncio das nomeações. “Isso nos impede de crescer na nossa arte e explorar todo o nosso potencial. Desde o início, foi uma honra, quando li o roteiro pela primeira vez, considerar fazer parte de uma história como esta.”
O depoimento de Nava Mau é importantíssimo para reforçar a necessidade de produtores e diretores contratarem pessoas trans nas produções audiovisuais. Diante desse cenário, uma das grande críticas da comunidade trans tem sido o transfake, ou seja, a contratação de pessoas cisgênera para interpretar pessoas trans. “Enquanto 90% da população trans e travesti estiver na prostituição, na marginalização, eu acho que fica feio, de um tom péssimo [fazer transfake]”, afirmou a atriz da TV Globo Isis Broken em entrevista ao Voz da Diversidade Podcast.