“Patrícia é uma mulher trans que está em um lugar de poder no filme”, afirma Laysa Machado sobre sua personagem no longa “Estômago 2“, com estreia marcada nos cinemas para o dia 29 de agosto.
Em entrevista exclusiva para a Voz da Diversidade, a atriz discorre sobre como a sua vida inspirou na construção da personagem. “Ela é uma mulher no meio daqueles homens [no presídio], então como fazer com que esse corpo fosse cuidado?”, conta.
Laysa relata que para se proteger das chacotas na infância ela foi adquirindo músculo. “[Sendo negra], para não ser hostilizada pela branquitude, eu usava dessa composição corpórea para não ser atacada”.
Ela também comenta sobre como o cinema, a TV e outras produções audiovisuais ainda estão presas aos perfis “padrões” de atores e atrizes. “Ainda falta para o audiovisual abraçar pessoas com a minha cara. Pessoas com mais idade, com outros tipos de corpos, com deficiência. Essa intersecção ainda não chegou. E precisa chegar. Não cabe mais, em pleno século XXI, a gente não se ver na tela”.
A atriz também participou de outras produções audiovisuais, entre elas “Primavera de Fernanda”, “Abrindo o armário e o coração” e “Morada transitória”.
Confira a entrevista
Ver essa foto no Instagram