A startup Lingopass, focada no ensino de idiomas, está oferecendo 100 bolsas integrais de inglês para empresas que investem em diversidade e ações sociais. Segundo a empresa, o objetivo é promover a igualdade de oportunidades no ambiente corporativo.
As empresas selecionadas devem ter um programa estruturado de ESG (governança ambiental, social e corporativa). Serão 10 negócios contemplados e as inscrições podem ser feitas até o final de outubro neste link.
Cada empresa receberá 10 bolsas para usar em seus programas de ESG. Entre os critérios de desempate estão: possuir iniciativas de compliance já estruturadas (código de ética, canal de denúncias ou equivalente) e/ou bolsistas selecionados pela empresa serem mulheres (cisgênero ou transgênero), homem transgênero, pessoas LGBTQIA+, preto(a), pardo(a), indígena ou pessoa com deficiência.
“Em um contexto de disputa acirrada por mão de obra qualificada, dominar o inglês virou um diferencial competitivo para talentos de grupos sub-representados. É uma habilidade que impacta diretamente nos salários, principalmente em setores como o de tecnologia, que hoje disputam talentos diretamente com empresas do exterior”, afirma Alexandrine Brami, CEO e cofundadora do Lingopass.
Em 2020, segundo a 57ª pesquisa salarial da Catho Online, a diferença de média entre trainees, estagiários e aprendizes que falam inglês fluentemente para aqueles que não falam girava em torno de 40%. Um levantamento da British Council mostrou que apenas 5% da população brasileira sabe se comunicar em inglês, ou seja, cerca de 11 milhões de habitantes.
Os colaboradores das empresas selecionadas terão acesso por seis meses à plataforma da startup, que gira em torno de trilhas gamificadas e adaptativas de aprendizagem, além de aulas diárias de conversação ao vivo, permitindo, assim, a prática de todas as competências escritas e orais em um mesmo lugar. A solução, com metodologia que se molda ao perfil de personalidade do aluno, disponibiliza para todos os idiomas oferecidos testes de nivelamento, videoaulas gravadas, atividades interativas com feedback imediato, laboratório de pronúncia, além de aulas remotas com tutores nativos e bilíngues, plantão de dúvida ao vivo, podcasts e um canal de streaming com workshops temáticos a depender da necessidade da empresa cliente.