Siya Kolosi, primeiro negro a liderar a seleção de rugby da Africa do Sul, é um símbolo nacional, que luta contra a violência doméstica e a discriminação racial.
Aos cinco anos, ele apanhou os dentes da mãe do chão após ter sido violentada.
Em entrevista ao “The Guardian”, o jogador revelou que cresceu vendo a mãe ser espancada por homens e que dói saber que nunca aconteceu nada a eles. “Quando minha mãe morreu, tinha a cara cheia de cicatrizes”.
Siya diz que a educação dos homens precisa mudar. Eles precisam ser encorajados a falarem dos sentimentos, a chorar. “Se educarmos os nossos filhos, não teremos de proteger as nossas filhas”.
Denúncias no Brasil
No Brasil também existe uma rede de apoio no combate à violência contra a mulher. A Central de Atendimento à Mulher é um serviço criado para o combate à violência contra a mulher e oferece três tipos de atendimento: registros de denúncias, orientações para vítimas de violência e informações sobre leis e campanhas. A Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos é responsável pelo canal de denúncia, que funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana.
Contatos
- Ligue 180
- WhatsApp – (61) 99656-5008