Nesta última terça-feira, 19 de setembro, a Câmara dos Deputados debateu mais uma vez o Projeto de Lei (PL) 5167/09 que quer proibir o casamento homoafetivo no Brasil. Na próxima terça-feira, 26 de setembro, acontecerá uma audiência pública para debater o tema e, na quarta-feira, 27 de setembro, está prevista a votação do projeto.
Deputados conservadores citaram a Bíblia e a religião em seus discursos para impedir que pessoas do mesmo sexo possam se casar. Na defesa da comunidade LGBTQIA+ estiveram os deputados pastor Henrique Vieira, Erika Kokay, Erika Hilton, Daiana Santos, Fernanda Melchionna e Marx Beltrão.
Um dos mais importantes discursos da sessão foi o do deputado pastor Henrique Vieira, em defesa do casamento homoafetivo. “Não é casamento religioso, é casamento civil. Por que impedir que o outro diante do estado, tenha o seu direito reconhecido?”, questionou Vieira.
Além de citar a constituição, ele também utilizou a linha teológica: “Para dialogar com milhares de pessoas cristãs que sofrem com o fundamentalismo, olha que curioso. Falam em modelo bíblico de família. Estão se referindo ao modelo de Abraão? Um marido, três esposas e concubinas? Ou é modelo de família do rei Davi? Um marido, oito esposas e 20 filhos? Ou é o modelo de Salomão? Um marido, 700 esposas e 300 concubinas? Ou seja. Nem do ponto de vista teológico faz sentido”, afirmou.
Assista a um trecho do discurso:
Ver essa foto no Instagram