Por Amanda Camasmie
Após criar o BlogSouBi há 10 anos, decidi me unir a três mulheres incríveis e lançar a Voz da Diversidade no final de 2022. O novo projeto vai muito além da proposta do BlogSouBi. Iniciamos falando sobre bissexualidade e depois ampliamos para pautas LGBTQIA+. O objetivo da Voz é abordar todas as diversidades: pretos, indígenas, pessoas com deficiência, 60+, mulheres e claro, a nossa querida comunidade LGBTQIA+.
Em janeiro de 2016, eu já havia feito um artigo para a revista ÉPOCA para falar da minha sexualidade – naquele momento eu me identificava como bissexual. Mas como eu já disse muitas vezes no site, os rótulos são bons para reforçar a comunidade LGBTQIA+, mas eles também nos aprisionam.
Vivi o discurso de ódio contra bissexuais. Quando o meu artigo foi publicado na revista ÉPOCA, recebi muitos elogios e histórias lindas nas redes sociais, mas ao mesmo tempo muita gente dizendo que eu “iria para o inferno”. Sem contar as pessoas que tentaram me atingir criticando a minha foto (que ilustrou uma página inteira da revista).
Agora me identifico como lésbica. E sei que as mesmas críticas podem voltar a acontecer. É preciso, sem dúvida, muito preparo emocional para lidar com os comentários maldosos e ofensivos. Eles sempre vão existir e nem por isso devemos parar. Uma pessoa querida me ligou dizendo: “Não faz esse vídeo. Vão te xingar muito”. Eu respondi: “Vão me xingar de qualquer forma, mas fazendo esse vídeo, quem sabe consigo ajudar uma, duas ou três pessoas?”
Quem sabe esse vídeo não pode mudar a vida de alguém que não consegue sair do armário? É para isso que o BlogSouBi existiu e é por isso que agora a Voz da Diversidade existe.
São 10 anos rodeada de pessoas maravilhosas. Elas escreveram para mim suas histórias. Elas compartilharam coisas que nunca tinham falado para ninguém. Elas conheceram pessoas no nosso chat e muitas delas até se casaram. Elas choraram, se emocionaram, se divertiram, se descobriram.
E agora mais pessoas vão poder fazer isso. Tenho muito orgulho das minhas três sócias e muita esperança sobre os próximos capítulos que vamos construir juntas.
Agora, por fim, para quem nunca viu um vídeo meu, segue uma brevíssima história publicada no Instagram da @vozdadiversidade:
Ver essa foto no Instagram
Te amo e admiro num tamanho!!!! 🤦🏽♀️💚😱🤸🏿🤸🏿🤸🏿!!!
Eu também te amo muito! Eu tenho muita sorte de ter você ao meu lado! 🥰❤️
Também te amo muuuuuuito!!!!
Eu diria que Independente do suposto afã de denominar todas as formas de se relacionar, sexualmente, cada um tem seu momento de “se perceber”. Se “na minha época” houvesse a “literatura” atual, tenho certeza que eu Não seria tão resolvido quanto me defino ser: imagina com memória fetal de ter sido gestado na expectativa de ser “menina”; pré adolescência sentir atração por uma colega de escola; “ficar adolescente” pela atração que as pernas de um colega despertou; depois ter morado por 15 anos (dos 23 aos 38 anos) próximo da colega que mencionei antes, como se fosse coisa do destino: outrora “me esnobou” e teria ficado solteira? Como diria o poeta: “tão perto e ao mesmo tempo tão longe”! Finalizo a reflexão, com: mais que a pessoa busque quem lhe desperta atração ou “saia do armário” há quem “fomente” despertar ou aumentar a atração que nos desperta, por conveniência, como um dentista para que me mantivesse cliente ou um médico que foi gentil ao examinar porque eu estava de cueca e pode me contemplar (claro nada além disso), mas exemplos de como tem pessoas que podem criar expectativas com paqueras que nitidamente Não passarão disso! Fico até estarrecido com pessoas que até chegam a “montar apartamento” idealizando casamento em relações fluidas. Soube até de uma situação de um cara vir a saber que quem ele idealizava companheiro, transava ou namorava com mulher, no mesmo apartamento que eles se encontravam!!!
Amanda, Parabéns pelo vídeo, pelo portal, pela sua coragem, sou sua fã viu!!
Que Deus ilumine sempre seu caminho com muitas bênçãos de alegrias, força e muita saúde.
Que você e sua esposa possam ser felizes pela eternidade!!
Ana, que comentário maravilhoso de ler! Muuuito obrigada por essa mensagem. Que você também seja MUITO feliz. Um grande abraço pra você! <3