Estreia dia 22 de fevereiro, no circuito nacional, o filme “Levante”. Vencedor das mostras paralelas de Cannes e de Melhor Filme Ibero-Americano em Palm Springs, o filme discute temas como a descriminalização do aborto, a diversidade e o coletivo como forma de resistência.
Ele traz à tona a importância de redes de afeto e a ideia de família como aquela que a gente escolhe – e não necessariamente a sanguínea.
“Levante” é dirigido por Lillah Halla, cineasta premiada como Melhor Direção no Festival do Rio. A narrativa mostra os desafios de Sofía (Ayomi Domenica – ela/dela), uma jovem de 17 anos que, às vésperas de um campeonato de vôlei decisivo para seu futuro como atleta, descobre uma gravidez indesejada. Ao tentar interrompê-la de maneira clandestina – uma vez que o aborto é criminalizado no Brasil -, a adolescente se torna alvo de um grupo conservador decidido a detê-la a qualquer preço. Para resistir à violência dos fundamentalistas vigilantes, Sofía conta com uma importante rede de apoio, cujo grande pilar é seu time de vôlei, mas também conta com os cuidados da treinadora Sol (Grace Passô – ela/dela) e de seu pai, João (Rômulo Braga – ele/dele).
Assista a um trecho do filme
Ver essa foto no Instagram