A jornalista Carolina Ribeiro fará sua estreia como apresentadora da Rádio Cultura FM (100.9 FM) e será a primeira apresentador trans de uma rádio no Distrito Federal. A emissora distrital está no ar desde 1988.
O programa “Agenda TransForma” estreia na segunda quinzena de fevereiro, sempre aos sábados, às 15h e terá temas sobre a diversidade, por meio de debates sobre Direitos Humanos e cidadania, além de trazer o roteiro cultural do Distrito Federal e Entorno, marca registrada de Carolina.
O programa trará vozes de personalidades menos visibilizadas pelas plataformas mainstream, além de receber pessoas com grande representatividade social e popularidade ao tratar de cultura e impacto social.
“A ideia é juntar todas as minhas experiências tanto no jornalismo quanto nas políticas públicas e usar o espaço para fazer uma grande mistura, que representa bastante o Distrito Federal. Quero dar voz a quem normalmente não tem em outros espaços, mas não vou deixar de prestigiar quem já protagoniza também”, disse.
Para a primeira temporada, o programa contará com nomes importantes do Distrito Federal como os deputados distritais Fábio Félix e Doutora Jane, os produtores culturais e de Economia Criativa Fernando Lackman e André Deca.
Moradora de Planaltina (DF), Carolina Ribeiro tem 32 anos e percebeu que era transgênero no início da adolescência. Ela encontrou refúgio na educação e na cultura. Sua transição se deu na fase adulta depois de se formar na faculdade de jornalismo. A profissional já trabalhou em jornais como o Correio Braziliense, Jornal de Brasília e Alô Brasília.
Há outras mulheres trans que também são radialistas, como Thábatta Pimenta, que está na 93 FM, em Carnaúba dos Dantas, no Rio Grande do Norte.